A alta temporada do turismo promete movimentar uma bolada no Brasil!

O clima de festa já chegou para o setor do turismo e tudo indica que a temporada promete ser incrível! As projeções apontam que entre novembro deste ano e fevereiro de 2024 o faturamento chegará a impressionantes R$155,87 bilhões. Isso representa um aumento real de 5,6% em comparação com a última temporada e é a maior movimentação financeira do setor desde que começaram a fazer esses levantamentos malucos, em 2012.

Os dados foram divulgados em uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e mostram que, só até setembro, o faturamento do setor já havia crescido 7,9%. É isso mesmo, meu amigo, o turismo está pegando fogo! Depois de levar uma rasteira da crise sanitária em 2020, com uma queda de 36,7%, o setor deu a volta por cima e cresceu 22,2% em 2021 e nada menos que 39,9% no ano passado. É para aplaudir de pé!

Tá, mas por que essa recuperação fenomenal?

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, explicou os motivos: os salários estavam subindo, os juros ao consumidor despencando e o preço das coisas ficou mais equilibrado. Com tudo isso, os consumidores voltaram a acreditar e o mercado de viagens começou a borbulhar de novo. Mais empregos, mais oportunidades, é o turismo dando um show de inovação e adaptação!

Aviões decolando, dinheiro voando!

Só para você ter uma ideia, o número de passageiros em voos nacionais está igualzinho ao pré-pandemia. No terceiro trimestre de 2023, foram transportados 24,25 milhões de passageiros domésticos, o mesmo volume de 2019. Já nos voos internacionais, a coisa está um pouquinho mais devagar, 8,3% abaixo do mesmo período de 2019.

Agora, o dinheiro vai ser gasto principalmente em bares, restaurantes e transporte rodoviário. Os brasileiros não vão deixar de aproveitar essa temporada incrível, né?

Empregos temporários para alegria do povo!

Depois de um susto com a pandemia que resultou em quase meio milhão de empregos perdidos, o mercado de trabalho no turismo está se recuperando aos pouquinhos. Desde então, foram criadas mais de 600 mil novas vagas. E para essa alta temporada, podemos esperar a criação de mais de 85 mil empregos temporários, o maior número desde 2014. Vai ter trabalho e gente feliz por todos os lados!

Os destaques nas contratações vão para o pessoal da alimentação, seguido pelos transportes em geral e hospedagem. E a grana vai ser boa, com salário médio de R$1.930, um aumento real de 1,8% em comparação com o ano passado. É pra comemorar mesmo!

Mais informações? É só conferir lá na Agência Brasil!

Verified by MonsterInsights