Cansados do preço alto, ministros buscam diminuir o valor do querosene de aviação civil

Imagine só: você quer viajar pelo Brasil, curtir a alta temporada e relaxar em um lugar paradisíaco, mas o preço das passagens aéreas está nas alturas. Parece que isso pode se tornar realidade se o preço do querosene de aviação civil continuar subindo. Pensando nisso, os ministros do Turismo, Celso Sabino, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se uniram ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tomar medidas e reduzir o valor do tão temido QAV.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o preço do querosene de aviação corresponde a cerca de 36,6% do valor das passagens aéreas no Brasil durante o primeiro semestre. É muito dinheiro, né?

O ministro do Turismo, Celso Sabino, expressou sua preocupação com o impacto que esse aumento no preço do combustível pode ter no turismo brasileiro, principalmente durante a alta temporada, que começa em novembro. Ele afirmou que é necessário agir para evitar que isso se torne um obstáculo para a atividade turística no país.

Durante a reunião, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ouviu as sugestões e ressaltou a importância da cooperação entre os ministérios. Ele afirmou que vem trabalhando para garantir preços menores não só do QAV, mas também do óleo diesel e gasolina.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o aumento no preço do combustível está prejudicando fortemente a aviação civil e o turismo nacional. Enquanto em outros países o QAV representa entre 18% e 22% do valor das passagens aéreas, no Brasil esse número chega a quase 40%. Ou seja, estamos pagando caro demais!

Aqui no Brasil, a Petrobras é responsável por 93% da produção nacional de querosene de aviação. Eles são os únicos importadores do produto, mas parece que estão abusando dos preços. Estudos mostram que a estatal está cobrando 13% acima do preço de referência internacional, o que significa que estamos pagando R$ 0,49 centavos a mais por litro de QAV. É um verdadeiro absurdo!

Enfim, é ótimo ver que os ministros estão se mobilizando para tentar solucionar essa questão. É hora de dar um basta no preço alto do querosene de aviação e permitir que todos possam viajar pelo nosso país sem ter que pagar uma fortuna. Vamos torcer para que essas medidas tragam resultados positivos e possamos curtir o turismo nacional sem pesar tanto no bolso!

Verified by MonsterInsights