Transporte aéreo decola e impulsiona setor de serviços

IBGE vai investigar turismo em Brasília e em 16 estados

Foi nas alturas que o transporte aéreo encontrou o combustível necessário para impulsionar o setor de serviços em junho, com um crescimento de 1,7% em relação ao mês anterior. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento decolou com uma alta de 11,4% no período.

Segundo o pesquisador do IBGE, Rodrigo Lobo, a redução no preço das passagens aéreas foi um dos fatores-chave para esse crescimento. Além disso, outros setores como organização de eventos, programas de fidelidade de cartões e transporte dutoviário também contribuíram para o bom desempenho do setor de serviços.

Com esses resultados positivos, o setor de serviços atingiu uma marca recorde em junho, com todas as cinco atividades pesquisadas apresentando crescimento. O transporte, a informação e comunicação, os serviços profissionais, administrativos e complementares, outros serviços e os serviços prestados às famílias registraram altas em seus índices.

Turismo em ascensão

O turismo também foi destaque, com um aumento de 3,4% em junho, recuperando-se após um pequeno recuo em maio. O segmento turístico encontra-se atualmente 7,7% acima do nível pré-pandemia, mostrando uma recuperação significativa.

O IBGE anunciou que a pesquisa sobre as atividades turísticas será expandida para mais cinco estados a partir de setembro. Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Mato Grosso se juntarão aos outros 12 estados e ao Distrito Federal que já são analisados atualmente.

*Com informações da Agência Brasil

Verified by MonsterInsights